quinta-feira, 11 de junho de 2015

A desumanização do humano pela humanidade

Imagem retirada do site: http://www.ligiadeslandes.com.br/


A personificação ou humanização de alguns animais como o macaco ganharam título em um dos livros mais famosos do sociólogo Friedrich Engels – “A humanização do macaco pelo trabalho” -, pensando bem e fazendo referência ao livro do Engels pude perceber o quanto o autor foi injusto com uma espécie que não merecia ganhar tão malévolo título – os macacos -, se o mestre Engels queria apreciar os pobres animais, não deveria tê-los dado tão humilhante identidade.
 Você nesse momento pode estar pensando: “Nossa, o cara que escreveu esse texto deve ser maluco, denegrir assim a imagem da própria espécie!”. Porém se pensarmos bem, poderemos perceber que ser um humano ultimamente não tem sido tão gratificante. Olhando bem para o nosso redor e fazendo uma breve reflexão podemos ver o quanto nós mesmos que somos donos do nosso habitat, estamos vivendo em condições desumanas. Pagamos para entrar em nossa própria casa e para sair também, não temos mais liberdade de expressão, não podemos sair pelas ruas com segurança, tranquilidade e etc. E o que mais indigna é que, tais atos de desumanização são cometidos pelos próprios seres humanos.
Ser macaco em tempos como esse é totalmente gratificante, pelo simples fato que teríamos liberdade para viver, seria tão bom não sermos mais escravizados por máquinas e equipamentos eletrônicos que nos comandam. Estamos passando nossa identidade de humanos para os aparelhos eletrônicos para que eles nos controlem, ou seja, os celulares, televisores e etc. são humanos, e nós agora somos as máquinas. Outro fator que me deixa muito indignado é que, o ser humano é o único animal que destrói o próprio habitat. Onde está nossa “R-A-C-I-O-N-A-L-I-D-A-D-E”? Será que a perdemos, ou será que nunca a possuímos? Enquanto os pobres macacos que constituem o reino animália tentam zelar pela sua casa, nós a destruímos.
A cada esquina vemos pessoas pedindo esmola, porque não tiveram nem nunca terão acesso a uma educação ou emprego de qualidade. Os meios de comunicação hoje nos mostram uma realidade totalmente diferente da que nós deveríamos viver, milhares de pessoas morrem de fome todos os dias, pais de família são mortos sem qualquer culpa, e o que nós estamos fazendo para combater isso? Colocando no poder, pessoas que elaboram leis que induzem ainda mais essas práticas. Uma nata capitalista comanda a nossa casa, mas só fazem coisas que beneficiem a eles mesmos, pois não pensam no leite que está abaixo deles, e esse leite está azedando e apodrecendo, e quando apodrecer será jogado aos porcos, pois não serve mais.

A “racionalidade humana” tão defendida por muitos pensadores e filósofos, cede gradativamente lugar a uma nova característica do ser humano, a “néscionalidade”.  E agora, o que você me diz? Será que os macacos devem ser humilhados sendo chamados de humano? Queria Engels ter vivido em tempos como esse para pensar milhões de vezes antes de ter dado esse título ao seu livro, humilhando os pobres macacos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário